Cerveja ‘nevando’! Saiba como evitar que a breja fique choca

Toda cerveja, principalmente as de fabricação em larga escala como as lagers brasileiras (Skol, Brahma e afins), precisam ser mantidas em uma boa temperatura para segurar o sabor. Mas, e quando você abre a breja e nota que ela está estupidamente amarga?

Para o pesquisador e cervejeiro Honorato Pradel, da Escola Superior de Cerveja e Malte, existe uma explicação mais forte do que a crença popular de que toda cerveja boa é a cerveja que está “nevando” – muitas vezes saída de temperaturas abaixo do zero grau.

Em entrevista, o estudioso informa que quando a latinha/garrafa está congelada, a temperatura se contrai e a pressão cai. Desta forma, a breja perde a estabilidade química e dura menos tempo do que deveria.

“Nunca devemos deixar a cerveja perto do ponto de congelamento. Isso porque o líquido fica em condição subcrítica. A bebida só fica no estado líquido por conta da pressão”, disse o estudioso.

Alguém falou aí em cerveja nevando?

Ainda segundo o pesquisador, o ideal é sempre manter a temperatura acima do ZERO GRAU e quase nunca abaixo. As cervejas mais refrescantes devem ficar na geladeira e não no congelador, em temperatura média de 4ºC e 5ºC. Para mais detalhes acesse a matéria completa aqui.

Com essa dica primordial, nada de colocar as brejas no congelador para “esfriarem mais rápido”. Veja também a opinião de outro estudioso que corrobora com o assunto:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: