OverHop cruza Atlântico com cerveja de açaí e framboesa para o Mondial de la Bière

O excesso de lúpulo na cerveja para a turma da carioca OverHop, adepta da Hop Culture e lupulomaníacos de carteirinha, não é problema algum, pelo contrário, é solução para todas as dificuldades! A marca, que surpreendeu na última edição do Mondial de La Bière, no Rio de Janeiro, em 2016, conseguiu faturar duas medalhas de ouro em menos de três meses de existência. De lá para cá, a equipe soma 1 ano de trabalho e o sonho de alcançar voos maiores e internacionais.

Ricardo Rios (ao centro) com cervejeiros canadenses (Foto: Arquivo Pessoal)

Com três sócios no Brasil (Rodrigo Baruffaldi, Flavio Baruffaldi e Rodrigo Barroso) além de outros três deslocados para a subdivisão no Canadá, em entrevista ao blog, Ricardo Rios – um dos sócios dessa nova empreitada internacional – nos informa que a marca foi a primeira microcervejaria brasileira a participar com estande na edição original do Mondial de La Bière, que ocorreu em junho deste ano, no Canadá. A oportunidade surgiu após a obtenção do duplo selo de qualidade dentre os 14 possíveis que estavam sendo disputados na edição do Rio.

“Fomos despretensiosos participar da edição do Rio de Janeiro, que hoje é um dos principais festivais do Brasil, nós começamos e, para a nossa surpresa, ganhamos duas medalhas de ouro. Mais de 600 rótulos participando, todo mundo disputando 14 medalhas dos melhores do festival, sendo 13 de ouro e 1 de platina”, comemora Ricardo Rios.

Breja é fruto do trabalho colaborativo entre Brasil e Canadá (Foto: Reprodução / Instagram)

A participação na edição canadense rendeu à primeira ação colaborativa internacional da marca: a nova breja que une Brasil e Canadá intitulada de “8199”. A cerveja, feita em coprodução com o brewpub Brasserie Harricana, leva na receita o açaí e a framboesa. A ideia é que cada fruta carregue o “porta estandarte” da sua nação; já o nome vem da distância em quilômetros entre as duas cervejarias, mas que no paladar a lonjura pretende ser esquecida. Com isso, a “8199” será um dos lançamentos da OverHop na 5ª edição do Mondial de La Bière, no Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 11 e 15 de outubro, no Pier Mauá.

Apesar da euforia com a novidade, por enquanto o projeto cervejeiro no estrangeiro não é o principal ganha pão dessa turma, mas com as recentes conquistas das cervejas Hazy e Dark Hop, toda maré regada a boa cerveja artesanal pode mudar daqui para o final do ano. Pelo menos essa é a projeção que faz Ricardo Rios, que ainda leva na bagagem seis rótulos: Hazy, Dark Hop, One Love, HopGoddess, Sweet Sofia e o projeto OverLab – esse último uma série de new england IPAs single hops.

“Isso nos deu abertura, visibilidade e credibilidade, então ganhamos espaço para fazer contato tanto com cervejarias de Montreal como de Ontario”, diz e complementa: “Temos conhecido pessoas ligadas às cervejarias que têm o interesse de ir ao Brasil. Então tentamos aqui firmar uma parceria de intercâmbio para ajudá-los de alguma forma. Intercâmbio cervejeiro mesmo, similar ao que a gente fazia entre os estados no Brasil.”

Quer saber mais? Siga a OverHop no Instagram:

@OverHopBrewing

@OverHopCanada

Mondial de La Bière

Criado no Canadá há mais de 20 anos, o evento consolida o cenário cervejeiro na região norte-americana, além de ser porta de entrada para diversas marcas artesanais do mundo. Recentemente, com a explosão da cultura cervejeira no Brasil, em especial no Rio de Janeiro, o festival chegou à Cidade Maravilhosa em 2013. Em 2017 bateu recorde de participantes sendo interessante observar a evolução inclusive nos pontos comerciais. Antes o Rio contava com menos de 20 bares de cerveja artesanal, hoje esse número varia entre 170 a 200 estabelecimentos segundo levantamento feito pela própria direção do evento.

Ao todo, 172 cervejarias artesanais estão cadastradas e produzem legalmente os seus produtos no território carioca. Fora o Brasil, a França é outro país que também sedia uma edição do evento e sua estreia ocorreu em julho deste ano.

Saiba mais: Mondial de La Bière Rio de Janeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s