Ôxetoberfest: conheça o segredo da irmandade cervejeira Hop Bros

Com rótulos envoltos em mistérios, de mãos que seguram chaves a caveiras, a Hop Bros abriu as portas da fábrica e recebeu a nossa equipe do blog Breje-se! . Desde que fundaram a cervejaria, em 2014, os sócios e amigos Márcio Raimundo, Silvio Ferreira, Vinicius Vardiero e Rodrigo Inojosa apoiam o cenário cervejeiro, sendo uma das quatro primeiras cervejarias artesanais de Alagoas. É deles o ponto de partida para você conhecer o Circuito Ôxetoberfest de 2017.

Mas, antes de participar da festa programada para o próximo sábado (30), intitulada de Open House HB, na novíssima fábrica da Hop Bros, localizada na Avenida Salustiano Sarmento, número 157, Galpão 8, no Sítio São Jorge, vamos aqui colocar dois dedos no colarinho de parte da história dessa cervejaria que tem inspirações no bom e velho rock n’ roll e de verve lupulomaníaca.

De início, pode nem parecer, mas antes mesmo de entrar para o mundo das cervejas artesanais, a Hop Bros poderia ter seguido um rumo diferente. “A Hop Bros começou em 2014, eles [os três primeiros sócios: Márcio Raimundo, Silvio Ferreira e Vinicius Vardiero] queriam montar algo juntos e pensaram em montar uma pizzaria, mas aí resolveram fabricar cerveja, pois todos gostavam de criar e foram crescendo de acordo com a demanda”, conta Rodrigo Inojosa.

Rodrigo Inojosa segura dois rótulos da IPA intitulada de Outlaw 7/10 (Foto: Milton Rodrigues)

Somente com as panelas, uma cozinha e alguns amigos próximos, o grupo decidiu fundar a Hop Bros (“Hop” significa lúpulo em inglês e “Bros” irmandade) para diversão da rapaziada. Apesar da ideia, a alegria mesmo custou a aparecer após tentativas frustradas de produzir as primeiras brejas caseiras, o grupo decidiu estudar mais o assunto, se especializaram e aprimoraram todas as receitas uma a uma – sempre acompanhado de perto por amigos curiosos pela novidade, como foi o caso do Rodrigo Inojosa, que veio a se tornar sócio da cervejaria tempos depois.

“A primeira receita foi uma tragédia, parecia uma lama cinzenta que eu tive o desprazer de provar como ‘cliente’ na época”, brinca Inojosa. “Aí o pessoal se dedicou mais e chegou ao ponto de se firmar como produtores de uma cerveja de altíssima qualidade”, complementa.

A partir daí, diferentemente do que prega o arraigado estilo alemão, da Lei da Pureza , de 1516, que limita a produção de cerveja somente a água, malte de cevada, lúpulo e levedura; a Hop Bros buscou inovar e adotou como foco de produção o estilo da escola americana, em que a irreverência, excentricidade e extremismo dos ingredientes (como a adição de mais lúpulo) termina por promover cervejas mais aromáticas, encorpadas e embaladas em rótulos provocantes (no caso da Hop Bros, os artistas que assinam os desenhos são Kaique Valente e Juliana Agra, do estúdio Nato Coletivo) .

Malte importado da Alemanha é um dos ingredientes utilizados nas cervejas (Foto: Milton Rodrigues)

“A cerveja é um investimento muito baixo, você pode começar com uma panela de 20 litros e ir crescendo com alguma demanda. Tudo isso somente tendo o fogão e as panelas da sua casa. Foi assim que fomos progredindo de maneira bem artesanal”, resume.

Após a conquista do paladar dos amigos, o mais importante desafio estava por vir: o agora quarteto da Hop Bros queria empreender em Maceió e dividir a conquista com outros alagoanos. Foi assim que, em 2016, a Hop Bros passou para uma produção em panela de até 100 litros, em seguida, aumentaram esse índice no decorrer do mesmo ano logo que juntaram os ganhos da venda – àquela feita para os brothers degustadores. Com isso, adquiriram novos tanques fermentadores de cerveja, de 4 mil litros de capacidade, por mês e ampliaram o serviço. Além dos bares e alguns postos de combustível de Maceió, as cervejas chegaram até Arapiraca, no Agreste alagoano.

Em 2017, a Irmandade construída com a força dos amigos conta agora com quatro funcionários, entre eles um novo mestre-cervejeiro e capacidade total de produção de 8 mil litros de pura cerveja artesanal. “Até o meio do ano que vem nós vamos comprar novos tanques fermentadores e esperamos dobrar esse valor”, projeta Inojosa.

Tanques fermentadores em destaque (Foto: Milton Rodrigues)

Novidades

Para a festa do próximo sábado, a Hop Bros vai estar com a sua linha de produtos tanto na forma de chopes como na venda de garrafas. Todos terão descontos, inclusive a sazonal IPA Reserva que foi um sucesso de vendas da marca. A sazonal é um blend – mistura – de quatro lúpulos entre eles o Hallertau Blanc, de origem alemã e que apresenta notas de uva verde e vinho branco. “Fizemos em pequenos lotes, metade para chope e a outra metade para garrafa sem estar pasteurizada”, avisa Inojosa.

Outro destaque da festa é a saison de cana-de-açúcar. A breja é uma colaborativa feita pelo Engenho Caracuípe, que produz a cachaça de mesmo nome e que fica em Campo Alegre, no Agreste alagoano.

Quer saber mais? Siga a Hop Bros 🍺no Instagram:

@HopBrosCervejaria

Sorteio

Se você for o nosso sorteado da semana, poderá degustar seis rótulos do Kit Hop Blond. A breja, de receita belga, também é conhecida como Belgian Pale Ale, sendo ainda comum em outros países como a Holanda. De coloração clara, leve e aromática, o estilo é considerado pelos cervejeiros a porta de entrada para o mundo das artesanais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: