Cervejarias alagoanas invadem o BeerDock, a Meca de cervejas artesanais em PE

A Meca é tida como a cidade sagrada dos muçulmanos e centro de peregrinações. No Brasil, mais especificamente no Nordeste, como um bom bebedor do líquido sagrado você tem por obrigação visitar o BeerDock, em Recife (PE). O bar, localizado no bairro de Madalena, é o único estabelecimento da região que soma 15 torneiras de chopes e mais de 300 rótulos de cervejas artesanais do Brasil e do Mundo. Portanto, não visitá-lo é o mesmo que cometer um verdadeiro pecado gastronômico.

Na próxima sexta-feira (17), a tríade* formada pelas cervejarias alagoanas Caatinga Rocks, Hop Bros e DasLagoas invade a casa com 15 rótulos plugados (on tap) de puro chope artesanal. Essa será a segunda vez que uma cervejaria alagoana aporta na capital pernambucana. Na primeira, em setembro, a Caatinga Rocks – dos irmãos Marcus e Rafael Leal – terminou por deixar uma ótima impressão.

“Ficamos felizes de ver o resultado do nosso trabalho sendo reconhecido, não só localmente como fora daqui e no mercado importante que é Recife. Dessa vez estamos indo com mais gente, com mais cervejarias, o que valoriza e muito o produto alagoano. Certamente vão abrir muitas portas para todo mundo”, destaca Marcos Leal.

A caravana que vai à Terra do Frevo, também enche de entusiasmo o pessoal da Hop Bros. A cervejaria vai levar os rótulos Heritage (Witbier), Brotherhood (APA), The Golden Age (Hop Blond), Outlaw 7/10 (IPA) e a novíssima High Hops (White IPA). “Vai ser a primeira investida da Hop Bros em Recife e a nossa intenção é fazer um outro evento nosso por lá em dezembro para começar a venda das garrafas”, explica Rodrigo Inojosa, da Hop Bros.

Com essa nova demanda, a cervejaria praticamente dobra de produção, saindo de 4 mil litros de capacidade por mês para 8 mil.

O mesmo otimismo atinge atinge ainda a terceira e última cervejaria que estará por lá, a DasLagoas Brewpub, conhecida por ser a casa de todas as cervejarias alagoanas (veja aqui). O estabelecimento possui os rótulos Aluá (Red Ale), Jangadeiros (Session IPA), Guerreiros (Blond Ale), Quilombos (Porter) e Virgulino (IPA).

“A gente avalia isso de forma positiva. Estamos desbravando novas maneiras de vender fora do bar. Iniciamos, recentemente, o engarrafamento das nossas cervejas, então vamos começar a vender em estabelecimentos próprios de cerveja artesanal”, explica Raniel Gomes, do DasLagoas.

Por dentro do BeerDock

(Foto: Viajante Cervejeiro / Reprodução)

Com uma proposta irreverente, o BeerDock é o primeiro bar de Pernambuco dedicado exclusivamente às cervejas artesanais. Casa de cervejarias premiadas como a DeBron (PE) – medalha de bronze em outubro na Copa Cerveja das Américas – bem como das marcas Dúvalia (PE) e Ekaut (PE), por lá, outras cervejarias nordestinas como a Raffe (RN) também dão as caras. Gigantes do mundo artesanal como a Tupiniquim (RS) e BodeBrown (PR), que dispensam apresentações, também têm rótulos sendo vendidos.

“A proposta do bar é ser referência em cervejas artesanais. Todos os nossos barris ficam em câmaras frias que descem diretos para a chopeira”, explica Júlio Almeida, proprietário do lugar.

Em relação às câmaras, a estrutura que serve os chopes foi montada pela BierTurm, empresa que assina projetos nos conceituados bares Empório Alto dos Pinheiros (SP) e Delirium Café (SP). A ideia repete o padrão adotado em pubs belgas onde os chopes servidos nas torneiras partem de barris armazenados no primeiro andar. O objetivo dessa engenharia é preservar a pureza e a qualidade das cervejas.

Estrutura é a mesma adotada por bares como o Delirium Café, de São Paulo (Foto: Divulgação)

Carta de cervejas online

Se você se sentir perdido diante de tantas opções no BeerDock, o bar facilita o “árduo” trabalho de degustação do cliente. Em sua página na web, o BeerDock contribui para o cenário cervejeiro dando várias dicas de degustação, como o uso de copos e sabores. Toda a sua carta de cervejas está disponível e atualizada online (saiba mais) , podendo ser baixada facilmente em formato PDF.

Em busca ainda de expansão, o bar já possui a sua primeira filial inaugurada este ano no badalado bairro de Boa Viagem. Segundo Júlio Almeida, o local é um pouco diferente do bar que está no bairro de Madalena, pois adota o conceito americano de Brewpub. “Estamos com todo o equipamento pronto e em breve faremos brassagens por lá”, avisa.

* Informação de última hora inclui a Cervejaria Club66 com a breja Tuareg, uma Hoppy Cream Ale na caravana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: