Beer Tour da Cervejaria Bohemia leva visitantes a museu virtual sobre a cerveja

Uma museu virtual da história da cerveja é a principal proposta do Beer Tour da Cervejaria Bohemia. Localizada em Petrópolis (RJ), distante 66 km do Rio de Janeiro, a fábrica conta com equipamentos tecnológicos que retratam o universo cervejeiro com muita interatividade e criatividade.

Aberto ao público de terça a domingo (veja ao final), o espaço é um dos principais cartões postais do Brasil e rota de viagens no TripAdvisor. Em entrevista ao blog Breje-se, o geógrafo José Nunes de Aquino nos conta como foi visitar o museu da Bohemia, tida como a primeira fábrica de cervejas brasileira (aqui contamos outra interessante).

“Você começa o tour aprendendo sobre o surgimento da cerveja: onde, quando, como era a preparação nos primórdios, os processos mais antigos de fabricação para, depois disso, aprender sobre cada um dos ingredientes [água, malte, lúpulo e levedura] e o processo da fabricação atualmente”, relata Nunes Aquino.

(Foto: Nunes de Aquino / Cortesia)

Similar ao clima de laboratório, o tour conta com painéis touchscreen, sons, luzes e vídeos instalados em 16 salas. Toda a imersão tecnológica garante um aprendizado sensorial diferenciado para o visitante, que conhece a história de como a cerveja influenciou sociedades e se tornou um estilo de vida desde os povos sumérios à Roma Antiga. O destaque, nesse caso, está no painel virtual que mostra todas as cervejas do mundo ao toque de uma mão. Basta apertar no país desejado e visualizar a lista de brejas tomadas por lá.

“Tem outro painel bem legal também onde você pode montar um brasão da sua taberna e mandar por e-mail”, avisa Nunes de Aquino.

O passeio custa R$ 36 reais a entrada (inteira) e R$ 18 (a meia para estudantes e idosos). O visitante ganha ainda um chope de 300 ml da Bohemia Pilsen (a mais tradicional da casa) e tem direito a degustar outros dois rótulos de cervejas especiais dos sete fabricados pela Bohemia. No Bar Bohemia, considerado a parada estratégica, o momento de degustação e aprendizagem se amplia para a harmonização com hambúrgueres artesanais assinados por chefs do dia.

“A que mais gostei das especiais foi a Bohemia 14 Weiss. Ela tem esse nome em homenagem ao Santos Dumont [14-Bis], já que Petrópolis é também famosa por ser a morada do pai da aviação”, destaca Nunes de Aquino.

Rótulos do passeio

  • Bohemia Aura Lager (5,4% de teor alcoólico e 23 de IBU)

Nascida em 2016, inspirada nas cores avermelhadas da aurora do céu de Petrópolis, a breja é uma variação do estilo Vienna Lager, surgido no ano de 1841 e muito popular na Áustria. Com coloração âmbar obtida a partir da torra do malte, a cerveja apresenta um suave amargor de lúpulo. Combina muito bem com carnes, queijos, vegetais grelhados e comidas alemãs.

  • Bohemia 14 Weiss (4,3% de teor alcoólico e 15 de IBU)

Poucos sabem, mas Petrópolis abriga a casa de veraneio de Santos Dumont. Em homenagem a ele a Bohemia criou a 14-Weiss, uma cerveja de trigo, refrescante e leve. Por se tratar de uma Weiss alemã, a breja apresenta uma turvidez proveniente da não filtração, que confere uma cor e um brilho característicos de uma autêntica Weissbier. A 14 Weiss ganhou medalha de bronze no International Beer Challenge, em 2016.

  • Bohemia 838 Pale Ale (5,4% de teor alcoólico e 41 de IBU)

O nome faz referência à altitude da cidade de Petrópolis em relação ao nível do mar. Por isso, criada a 838 metros, por entre montanhas, o Bohemia 838 Pale Ale é uma cerveja de amargor e de aromas intensos de lúpulo, passando por notas cítricas e frutadas. A breja ganhou medalha de prata no International Beer Challenge, em 2016.

História

(Foto: Nunes Aquino / Cortesia)

Fundada em 1853, em pleno período colonial brasileiro, pelo colono alemão Henrique Kremer, a Cervejaria Bohemia é  a primeira fábrica a produzir uma breja do tipo Pilsen por aqui. Fatores como a abundância da água e a sua qualidade garantem a excelência do lugar por mais de 160 anos. No início, a cervejaria só apostava nas puras receitas alemãs, mas com o passar do tempo e a exigência do mercado brasileiro, a Bohemia diversificou os produtos e investe em estilos mais leves.

Serviço

Cervejaria Bohemia – Rua Alfredo Pachá, 166, Centro

Telefone: (24) 2020-9050

Horário: de terça à quinta (12h às 17h), sexta e sábado (10h às 18h) e domingo (10h às 17h)

Ingressos: http://www.bohemia.com.br/tour

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: