Caatinga Rocks, Mindubier e Raffe criam cerveja colaborativa com acerola

Falar de cerveja artesanal é falar também de uma arte de colaboração em que somente o consumidor tem a ganhar. Na última semana, três cervejarias nordestinas de três estados diferentes (Alagoas, Bahia e Rio Grande do Norte) se uniram e lançaram simultaneamente o primeiro rótulo colaborativo da Saison Acerola.

A receita, que busca aliar o calor nordestino a tradicional fruta colhida na região, é resultado da parceria entre a Caatinga Rocks (AL), Mindubier (BA) e Raffe (RN). De baixo teor alcoólico, ela foi feita com 5% e 19 de IBU e pretende atingir o público praieiro acostumado com o verão.

“Cara, a ideia partiu de amigos mesmo, a gente se conhece dese o tempo de cervejeiro caseiro e gostamos das cervejas uns dos outros, com isso queríamos fazer algo em conjunto”, diz Gustavo Martins, da Mindubier.

O lançamento terminou por ocorrer de maneira simultânea em oito cidades nordestinas indo de Sergipe ao Ceará. Veja os lugares onde estão plugados os chopes:

🍺Natal (RN): mestre-cervejeiro.com Natal; Paddys Emporium
🍺Pipa (RN): Muximas Restaurante
🍺Maceió (AL): Daslagoas Brewpub
🍺Recife (PE): Beerdock Madalena; Beerdock Boa Viagem
🍺Fortaleza (CE): 5 Elementos
🍺Salvador (BA): Vitrine da Cerveja; Pizza da Chapada; Bahia Malte; Garagem Vitória da Conquista: Hopville
🍺Aracaju (SE): Calles Brewpub

“Procuramos fazer uma cerveja de corpo leve, seca e que tivesse o leve azedinho da acerola”, explica Marcus Leal da Caatinga Rocks.

E a escolha pela fruta não foi mero acaso. De acordo com um levantamento feito pelas três cervejarias, o cultivo no Nordeste da acerola atende 64% da demanda nacional, o que torna a fruta mais do que um ingrediente especial. “A Bahia é o maior produtor e o Rio Grande do Norte é o terceiro, então faz sentido utilizá-la”, garante Gustavo Martins.

Conheça as cervejarias

Mindubier – pioneiros no movimento cervejeiro da Bahia, a cervejaria foi criada por três baianos: Gustavo Martins, Eduardo Almeida e Gustavo Argollo. Ao todo a marca produz 12 rótulos, o destaque vai para a MinduIPA (IPA de lúpulos americanos e australianos com leve dulçor do malte), MinduDIPA (amargor potente de 135 IBU) e a MinduJuicy (IPA bem turva, suculenta, aromática e saborosa).

Raffe – inaugurada em setembro de 2017, a cervejaria potiguar é produzida por Adriano Miranda, Fernando Nóbrega e Raul Souza. Nos rótulos estão a Nísia (Witbier de trigo no estilo belga e sabor refrescante), Mars Rover (Amber Ale leve com perfil mais maltado), 084 (American IPA cítrica com amargor mais pronunciado e aromatizada) e Ponta Negra (Stout com notas de café e chocolate).

Caatinga Rocks – primeira cervejaria alagoana a conquistar um prêmio nacional: a I Copa de Cerveja POA. Criada pelos irmãos Rafael e Marcus Leal. Nos rótulos estão a premiada English Serelepe Brasileira (Extra Special Bitter com perfeito equilíbrio entre o doce e o amargor), Zumbi Republic (Stout com ingredientes especiais de coco queimado, cacau e hortelã), Cangaço’s Kingdom (Double IPA, seca, longa e amarga) e a Pura Vida (Summer Ale com toque especial da laranja orgânica do Vale do Mundaú/AL)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s